Visão Geral

A Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) é uma sociedade acadêmica, civil e sem fins lucrativos que congrega professores e pesquisadores voltados para os estudos ligados à defesa nacional e segurança internacional. Fundada em 2005, desde 2006 a ABED vem promovendo anualmente encontros nos âmbitos nacional e regional de forma a fomentar o debate aos temas relativos à defesa e à segurança.

Em 2017 completam-se 21 anos da edição da Política de Defesa Nacional. Desde então, houve novas edições da Política Nacional de Defesa, Estratégia Nacional de Defesa e publicação do Livro Branco de Defesa Nacional. Tais documentos buscaram consolidar o pensamento sobre o tema de defesa, de modo democrático e participativo, com a inclusão da sociedade civil nos debates.

O tema escolhido para o II ERABED-Sudeste 2017 é: “A Defesa como Política Pública: os Documentos de Defesa na Perspectiva da Comunidade Acadêmica”. A temática selecionada reflete o interesse em discutir os temas dos documentos de defesa, no contexto de sua renovação.

A Lei nº. 136/2010 estabeleceu que os documentos de defesa seriam atualizados de quatro em quatro anos, a partir de 2012. Dessa forma, a atualização dos três documentos de defesa estava prevista para ocorrer ainda em 2016. Em decorrência de instabilidades político-econômicas, o processo de atualização sofreu atrasos. Em setembro de 2016, os documentos foram apresentados pelo Ministro da Defesa e chefes das Forças Armadas ao Presidente da República.

Em março de 2017, as minutas dos documentos foram liberadas à academia e à sociedade brasileira. O debate de tais minutas é de suma importância, uma vez que busca aproximar a sociedade aos debates sobre defesa. O II ERABED-Sudeste tenciona fornecer, portanto, um espaço que estimule o debate desses documentos, visando a participação de todos os atores envolvidos e permitindo o aprimoramento dos documentos em benefício da sociedade brasileira.

O evento consistirá em mesas redondas, conferências, painéis, mostra de iniciação científica, minicursos e lançamento de livros. As apresentações de trabalho serão organizadas em 04 (quatro) áreas temáticas, a saber: (AT1) Segurança Internacional; (AT2) Políticas de Defesa; (AT3) Economia de Defesa e CT&I; e (AT4) Sociologia de Defesa e Forças Armadas.

LOCAL

Universidade de São Paulo (USP) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - Departamento de Geografia

Avenida Professor Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária - São Paulo - SP.




 

...............................................................

II ERABED - Sudeste

A Defesa como Política Pública: os Documentos de Defesa na Perspectiva da Comunidade Acadêmica